Patê de lentilha - R$ 3,89

3 de maio de 2018
Eu e uma vizinha do prédio onde moro estamos empenhadas em cuidar da horta que temos aqui. Já plantamos mil coisas, mas rolaram umas obras e pintura, o que detonou o nosso espaço verde. Agora estamos cuidando aos poucos. Mas uma planta específica, o manjericão, está sempre firme, maior que todos, e usufrui muito bem das condições climáticas e do solo desta região: muita areia, maresia, umidade quase amazônica. Eu moro num bairro de praia aqui em Floripa e às vezes tem taaaanta umidade e taaanta maresia que não andamos dentro de casa, deslizamos. Tudo enferruja rápido. Comprei cestinha pra carregar compras na minha bicicleta no ano passado e ela já estás prestes a ir pro lixo: já quebrou inteira de tão enferrujada. 

Toda essa enrolação pra dizer que estou empenhada em usar muito manjericão na cozinha de agora em diante porque tenho dois pés verdinhos e rechonchudos na horta do prédio, dando sopa, de graça. Como viver só de molho pesto não tem graça, vou começar a inventar muitas coisas com manjericão. Aguarde. 

Um dia acordei pensando que manjericão deve combinar com lentilha, como se essa erva não combinasse com alguma coisa. Já comeu sorvete de limão com manjericão? É tão bom que dá vontade de chorar. Pois bem. Pensei comigo: vou fazer um patê de lentilha com manjericão, mas talvez fique mole demais, tipo uma papa. Quero algo mais consistente. Nessa onda de pensamentos lembrei que a mestra Bela Gil tem uma receita de patê de lentilha com nozes e salsinha. Não tenho comprado nozes devido ao preço exorbitante, em torno de R$ 89,90/kg, mas tenho amendoim, que não é da família da noz, mas engana bem. 

Receita no caminho: lentilha, manjericão e amendoim. Para temperar, uma cebola, quem sabe, um pouco de azeite, o sal, e umas gotinhas de limão. A Bela Gil usa salsinha em vez de manjericão e tempera a pastinha com missô. Eu até tenho missô aqui em casa, mas acredito que a maior parte da população brasileira não tenha, então preferi ser democrática. 

A combinação de lentilha + amendoim + manjericão é um espetáculo. Coma com pão, torrada, bolachinhas de arroz.

Joguei tudo no processador e saiu um dos melhores patês que já comi entre os que eu mesma fiz. Se você não curtiu muito o requeijão de inhame como alternativa pra passar no pão ou na torrada, tenho certeza que vai gostar dessa opção. Além do maaais, ela é um presente para os noias que amam ingerir uma overdose de proteína de manhã. Tanto a lentilha quanto o amendoim têm bastante proteína, além de ferro. 

É isso. Fiquei tão animada com essa receita que estou tentada a testá-la com feijão fradinho, para uma versão ainda mais barata. Vamos brincar de substituir os ingredientes à vontade, mas não esqueça que o manjericão é fundamental. Sério. Também fiquei pensando em adicionar azeitonas, mas resolvi não ser tão audaciosa dessa vez.

A ilustração leva salsinha porque usei todo o manjericão na receita. hahaha
Ingredientes

⠂1 xícara de lentilha cozida
⠂1 xícara de amendoim torrado e sem pele
⠂1 xícara de folhas de manjericão
⠂1 cebola cortada em pedaços grossos e grelhada rapidinho (usei da roxa)
⠂sal a gosto
⠂azeite a gosto
⠂um tiquinho da água do cozimento da lentilha para acertar a consistência desejada do patê
⠂gostas de limão a gosto

Prazer, eu sou o amendoim torrado sem pele. 

Como eu fiz


Bati tudo no processador e pronto. Basta armazenar na geladeira. Se você não tem processador vai precisar amassar o amendoim num pilão ou com um amassador de carnes. Ou você ainda pode comprar o amendoim na forma de xerem, que são aqueles pedacinhos pequenos, sabe? No liquidificador acho que não rola de triturar o amendoim, apenas o resto dos ingredientes. 

Validade: Não faço ideia de quanto dure na geladeira, mas acredito que seja seguro consumir em torno de uma semana.

Os ingredientes reunidos à espera da lentilha cozinhar.

Observação: pode fazer com amendoim cru, mas acho o torrado mais saboroso. Pode fazer com amendoim com pele, se tiver comprado com, só não espere um patê super lisinho. 

Não sabe como plantar manjericão em casa? Clica aqui.
Não sabe como cozinhar lentilha? Clica aqui

Não esqueça de deixar a lentilha de molho por 12 horas antes de cozinhar.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, você que é arrasadora! Passando para agradecer pela dica do patê, experimentarei em breve! E para contar que tentei fazer a arepa de milho algumas vezes, mas acho que minha frigideira não é muito antiaderente... Mas foi por dar errado que acabei me deparando com uma opção maravilhosa (que sustenta a pança faminta do café da manhã): "fubá mexido"! Como a arepa grudou toda, fiz o equivalente à omelete que dá errado e vira mistureba - bingo! Incrementei com gergelim, sementes de girassol, azeite, sal (ervas frescas também combinam; como não tinha, usei orégano seco) e bati uma espécie de PF matinal (tinha guacamole para acompanhar!). Falando nisso, é época de abacate - o preço caindo um pouco ajuda a deixar a fruta mais acessível, boa opção para passar no pão! Outra que amo e hoje faço com o pé nas costas é hommus (se o grão-de-bico tá caro, nosso amigo feijão fradinho dá conta do recado lindamente!). Já fiz e recomendo - gosto de colocar cúrcuma para deixar a pasta bem amarelinha! A propósito, fiz o requeijão de inhame com azeitonas - não durou um dia! Foi no pão, incrementou o molho do macarrão... (que era o seu estrogonofe de berinjela, virou curinga!) - adoro suas postagens e seu esforço por democratizar a ideia de comida saudável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que querida! Adorei o relato e as mil receitas. Todo mundo me fala pra fazer o requeijão de inhame com azeitona! Ainda não consegui testar! Preciso!!! A arepa precisa mesmo de uma frigideira que não grude, mas fiquei feliz que tenha inventado uma nova receita! Cozinhar é isso. Cada um vai achando o seu caminho e o que faz mais sentido na sua rotina, com base no que tem em casa! Um beijo!

      Excluir
  3. Adorei a dica! Vou fazer c ctz!
    Obs: Jogue a cestinha enferrujada na lixeira de recicláveis! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar!! Será que não tem uma forma de consertar o que tá enferrujado?

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?? Primeiramente gostaria de dizer que amo o seu blog e tudo o que você posta. Em segundi lugar gostaria de saber se o amendoim que vai na receita precisa estar demolhado. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Cara! Comecei ler a receita e já de cara tinha ervilha cozida e eu ainda não sabia como cozinhar! Aí cheguei no fim e tinha um link ensinando! Isso é perfeito!

    ResponderExcluir