Lasanha de berinjela com massa de repolho - R$ 7,93

4 de abril de 2018
Tem algo estranho no reino das lasanhas. Não sei. É o tipo de comida que reúne pessoas, que acalenta corações apertados, é capaz de amansar o coração daquele tio que destila comentários preconceituosos nos almoços de família. 

Na minha casa comer lasanha nunca foi um hábito. Pode ser porque estávamos sempre de dieta e a coitada carrega o carma de ser considerada uma comida gordurosa, "do mal", "engordativa". Pode ser também porque não tenho nenhum parente com descendência italiana, vai saber. 

Mas não há como discordar de uma coisa: tem prato melhor para nos sentirmos abraçados, apoiados, de estômago forrado e felizes do que essa belezura feita em camadas?

Pois bem. Vou compartilhar um segredo. Mais delicioso do que colocar uma colherada de lasanha quentinha na boca é prepará-la, camada a camada, molho por molho. J-u-r-o. É o tipo de preparação que acalma a nossa mente agitada, que traz paz. Não dá pra fazer com pressa. Não dá pra fazer com raiva. Exige toda uma concentração e calma. Experimente!

Então vamos à receita. Quando estive em Minas Gerais, em fevereiro, dei um pulo em Tiradentes e almocei num lugar maravilhoso, acho que chama Taberna dos Inconfidentes, algo assim, que tem vários pratos vegetarianos. Um deles é uma lasanha de berinjela com massa de repolho, molho de tomate e molho branco a base de leite de coco. Uma coisa, assim, dos deuses. Voltei pra casa certa de que precisava replicar isso no meu fogão. 

Hoje chegou o dia. Amanhã, quinta-feira, saio de férias. Vou viajar por 15 dias e levar a sério o conceito de férias: sem trabalhar, sem blog, sem redes sociais. No agito aqui pra deixar tudo pronto, adiantar trabalho, resolver mil coisas, achei que precisava de um sossego na hora do almoço. Tinha repolho e berinjela na geladeira e decidi que chegou o dia da lasanha! Não esqueça: assim que começar a receita já liga o forno pra ir pré-aquecendo!

Ah! Se você mora sozinho, pode fazer metade da receita ou congelar o que sobrar, ok?

Dá pra se sentir abraçado só de olhar, não?

Ingredientes resumidos da lasanha

⠂4 xícaras de molho de tomate bem temperado
⠂3 xícaras de molho branco
⠂folhas de 1/2 repolho 
⠂2 berinjelas ou abobrinhas médias
⠂sal a gosto
⠂pimenta do reino a gosto
⠂manjericão a gosto
⠂gergelim a gosto pra finalizar

Observação: as quantidades de molhos, repolho e berinjela vão depender do tamanho da sua lasanha, da altura da sua assadeira (quanto mais rasa, menos camadas) e de quão molhadinha você gosta dela. 

Ingredientes do molho de tomate

1 lata de tomate pelado (ou você pode usar 5 tomates grandes)
1 cebola picada fininho
1 cenoura picada em cubos pequenos
1 colher de sopa de açúcar mascavo ou melado
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (opcional)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
folhas de manjericão a gosto
1 fio de azeite

Como fazer o molho de tomate

Refoguei a cebola no azeite com metade das folhas de manjericão. Dica primorosa: refogar as ervas frescas ou secas no início das receitas ajuda a ampliar o sabor da comida. Assim que  a cebola tiver bem douradinha, acrescentar todos os ingredientes e deixar cozinhando por 10 minutos, no fogo baixo com a panela tampada. Depois de desligar o fogo, resolvi bater no liquidificador pra ficar mais lisinho. Mas só bati um pouco, não pode ficar muito ralo também. Essa etapa é opcional. 

Ingredientes do molho branco

2 dentes de alho
1 xícara de aveia ou gergelim ou semente de girassol ou coco
3 xícaras de água
1 folha de louro (opcional)
orégano a gosto
noz moscada a gosto
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1 fio de azeite.

Como fazer o molho branco

Primeiro, fiz o leite de aveia bem grosso. Basta bater 1 xícara de aveia com 3 xícaras de água. Se fosse pra beber, eu bateria com mais água. Como eu quero um molho branco bem encorpado, fiz um leite mais grosso. Não coei o leite e reservei esse líquido. Numa panela, refoguei o alho no azeite. Quando estava bem douradinho, acrescentei o leite e os temperos. Mexi até engrossar, cerca de 5 minutos, e pronto! 

Observação: Eu usei a aveia e não coei o leite de propósito porque assim já teria um molho bem grosso em poucos minutos. Se você escolher fazer com gergelim, coco, arroz, inhame ou semente de girassol, talvez precise acrescentar uma colher de farinha de trigo ou maisena pra engrossar o molho, ok? Fica a seu critério. 

O que fazer com as berinjelas ou abobrinhas

Cortei as berinjelas ao meio e, depois, em fatias bem finas. Levei cada pedacinho de berinjela pra frigideira untada com azeite e grelhei dos dois lados bem rapidinho, cerca de 2 minutos. Enquanto tava grelhando, joguei sal e pimenta do reino por cima. Você pode jogar a berinjela no forno também, se quiser praticidade. O que não recomendo é pular essa etapa. A lasanha com a berinjela crua fica bem menos saborosa. Reserve as fatias de berinjela grelhadas. 

Como fazer a massa de repolho

Tire as folhas do maço de repolho e jogue-as numa panela com sal e água fervendo. Deixe as folhas ali por dois ou três minutos, para amolecerem. Cuidado pra não deixar cozinhar demais e o repolho desmanchar, hein? Escorra bem as folhas com uma peneira, pra não encherem a lasanha de água. 

Como montar a lasanha

Essa é a melhor parte. Basta untar uma assadeira com azeite e colocar uma concha de molho de tomate no fundo. Siga as instruções das fotos abaixo e vá montando as camadas até acabarem os ingredientes. Se os seus molhos estiverem mais líquidos, ralos, dê uma maneirada na quantidade. No forno, os vegetais naturalmente vão soltar água e se você exagerar nos molhos pode acabar virando uma sopa. 

Etapa de montagem 1

Só o molho de tomate na assadeira untada

Etapa de montagem 2

Acrescentei as folhas de repolho
Etapa de montagem 3

Chegou a vez do molho branco

Etapa de montagem 4

Acrescentei os pedaços de berinjela grelhada

Etapa de montagem 5

Mais uma camada de folhas de repolho
Etapa de montagem 6

Lá vem o molho de tomate pedaçudo
Etapa de montagem 7


Mais berinjela e uns pedacinhos de manjericão

E continua enquanto couber na sua assadeira. Por fim, basta salpicar gergelim e manjericão por cima e levar ao forno alto de 15 a 20 minutos. 


Olha que bonitinha que ela sai do forno!

Depois me conta se rolou uma onda de felicidade no coração em cada garfada! 

10 comentários:

  1. Estou com uma berinjela, abobrinha e um repolho roxo na geladeira. Já até sei oq fazer...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa.
    Vou fazer com certeza
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi! Obrigada por compartilhar essa receita! Achei genial e amanhã mesmo vou fazer! Sou diabética e preciso de receitas assim. So tenho uma dúvida: o molho branco com o coco, é com leite de coco? Como fazer esse molho branco com o coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado! Você vai fazer com o coco seco ralado (sem açúcar) a mesma coisa que eu fiz com a aveia ali em cima. Só recomendo coar, porque talvez os pedacinhos do coco roubem muito o sabor dos outros ingredientes!

      Um beijo.

      Excluir
  4. Acabei de fazer a minha (só que a canseira me fez usar molho pronto)! Estava um pouco insegura com o repolho e fui surpreendida! Ficou divina! Realmente,equivale a um abração rs! Obrigada por compartilhar, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! UHUL! Fico muito feliz!

      Excluir
  5. Gente, onde eu estava que não te conhecia?
    Estou amando o site e as receitas!

    ResponderExcluir