Hambúrguer sem glúten - R$ 2,69

Tá preparado pra revolução alimentar? Porque é isso que tá em curso nesse país. Depois de várias gerações de cegueira e manipulação dos gigantes da indústria, que fizeram até mulheres indígenas acreditarem que leite em pó é melhor que leite materno, o jogo tá começando a virar. Tá acompanhando as notícias? As vendas das marcas de refrigerante estão começando a cair. Muita gente, de todas as classes sociais, tá começando a entender os rótulos das comidas do supermercado e tá recusando determinados alimentos entupidos de conservantes. E outra revolução, que considero maior ainda, as pessoas estão voltando a cozinhar. E a gostar disso. E tão vendo que cozinhar pode ser prático (Obrigada, Rita Lobo), fácil, sai muito barato e é a alternativa mais saudável sempre!

O melhor exemplo disso é a nossa receita de hoje! Ela rende 10 hambúrgueres e me custou R$ 2,69. Isso quer dizer que cada unidade saiu por R$ 0,26 centavos! Dá pra acreditar? E o melhor ainda é que vou tentar te ajudar a criar os seus próprios hambúrgueres, adaptando a receita ao que você tiver em casa, aos vegetais da estação. 

Eu não queria dar espaço pro hambúrguer aqui. Porque, né, não é coisa nossa isso. É coisa dos Estados Unidos, país com os piores hábitos alimentares do mundo. Mas, temos que lidar com a nossa realidade também. O brasileiro viciou em hambúrguer. Aqui em Floripa, pelo menos, tem uma hamburgueria por esquina. Umas defendem o hambúrguer gourmet, aquele que custa o nosso rim mas continua sendo frito no óleo de soja transgênico e requentado. Outras vendem umas opções mais modestas, que levam ingredientes tão zoados que, depois de comer, você sente azia até o mês seguinte. 

E quando a gente fala em hambúrguer vegetal, não é fácil encontrar uma opção decente também. Já comi cada coisa medonha, seca, farelenta, mal temperada, que olha, dá um desânimo! E outra: é difícil encontrar opção de hambúrguer vegetal que não leva farinha de trigo pra dar liga, o que torna difícil a vida para os celíacos. 

Resolvi fazer uma moral com a galera do sem glúten e investir numa receita revolucionária: simples, baratíssima, saborosa, com uma textura agradável, 100% vegetal e que não levasse nenhum tipo de farinha. Depois de alguns testes, percebi que a batata é um ingrediente maravilhoso pra dar a textura perfeita pro hambúrguer. Ela deixa firme e consistente, mas não seco. 

Então vamos lá?

Esse é de berinjela, batata e cebola. Temperei com: cominho em pó, canela, alho poró, tomilho fresco e sal. 

Você vai precisar de um vegetal que não seja rico em água, como a berinjela. Aqueles mais aguados, como abobrinha e tomate, podem fazer o hambúrguer desmanchar na hora de assar/grelhar. E, pra dar a liga da massa de hambúrguer, você vai precisar de um tubérculo (inhame, mandioca, batata inglesa, doce, mandioquinha) na mesma proporção do vegetal acima. 

Na receita que eu fiz, usei a mesma quantidade de berinjela e de batata rosada. Não precisa medir na balança, pode fazer no olho mesmo. Peguei três batatas médias e duas berinjelas médias pra receita. Pra dar sabor, você pode agregar: cebola, alho, alho poró, gengibre. 

Aí você pode assar os três ingredientes juntos no forno (eu usei berinjela, batata e cebola) ou cozinhar no vapor, que é mais rápido. Dica importante: não cozinhe NA ÁGUA! A água vai deixar os vegetais muito aguados, úmidos, o que vai dificultar a liga da massa, além de deixar tudo com menos sabor. 

Depois que cozinhei os três ingredientes juntos no vapor até ficarem bem molinhos, juntei tudo numa tigela e amassei com um garfo. Essa é a nossa massa! Aí é só temperá-la: coloquei um pouco de cominho em pó, canela, tomilho fresco, sal, pimenta do reino e um pedacinho de alho poró cru mesmo. Mas você pode colocar o que quiser: cheiro verde, curry, hortelã, manjericão, coentro, orégano, pimentas mil. 

O segredo da textura da massa é deixá-la esfriar na geladeira por 1 hora ou 15 minutos no congelador. Se você for tentar moldar a massa quente, vai grudar na sua mão e na frigideira. 

Atenção nessa dica aqui, hein? Pode fazer o hambúrguer do tamanho que quiser. Não recomendo fazer muito grande pra não desmanchar na frigideira, nem muito grosso, pra não fica cru por dentro. Eu costumo fazer do tamanho do diâmetro da minha mão e com um dedo de altura

Por fim, vamos grelhar. Você pode assar no forno pré-aquecido, para uma versão mais sequinha do hambúrguer. Ou pode grelhar na frigideira. Quanto mais óleo, mais crocante vai ser a casquinha do hambúrguer. Não vai exagerar, hein? Pode fritar por imersão também (só não vai fazer isso sempre) ou pode assar na churrasqueira! Tô alucinada pra testar essa última opção, mas ninguém me chama pra churrasco nenhum! hahaha

Na geladeira, os hambúrgueres duram cerca de 4, 5 dias. No congelador, 3 meses. 

Ingredientes
⠂1 porção de um vegetal com pouca água
⠂a mesma quantidade de batata, inhame ou mandioca 
⠂ temperos a gosto. 

Modo de preparo
Cozinhar os vegetais no vapor ou assar, amassar bem, temperar com o que tiver em casa, deixar a massa esfriar na geladeira ou congelador, moldar com as mãos e grelhar. 

Outra dica: se você achou a massa muito mole e tá achando que não vai rolar de grelhar, acrescenta um pouco de farinha de trigo ou farinha de arroz, ok? Na dúvida, leva ao forno que tem menos chances de desmanchar!

Pronto!

Vou deixar aqui embaixo mais sugestões de hambúrgueres que você pode montar em casa.

Brócolis e batata doce. Temperos: alho, orégano, salsinha, pimenta do reino.

Couve-flor e batata inglesa. Temperos: cebola, curry em pó, cebolinha.

Berinjela e abóbora. Temperos: gengibre, manjericão, pimenta do reino. 

Feijão preto e abóbora. Temperos: alho, cominho em pó, canela em pó, páprica defumada, cebolinha.

Lentilha e inhame: Temperos: alho poró, orégano, páprica picante, cúrcuma, hortelã. 

Feijão branco e abóbora. Temperos: alho, alecrim fresco, coentro em pó, cebolinha. 

Observação: Se for fazer algum hambúrguer de mandioca, lembra de cozinhá-la na água. No vapor, vai demorar muito. 

Não esqueça de me mandar foto depois de fazer a receita, tá?

Pode ser por e-mail: comidasaudavelpratodos@gmail.com

Ah!

Você pode levar o hambúrguer pra comer de lanche no trabalho, junto com um pão ou uma torrada, salada. E é uma ótima opção também para as crianças!