Iogurte de manga com kefir - R$ 3,15

10 de fevereiro de 2018
Muita gente me escreveu agradecendo a receita do iogurte vegano de coco (link aqui), mas infelizmente ele não leva probióticos. É apenas uma ilusão, um gostinho de iogurte, só que sem os benefícios pro intestino e tal. Para colocar probióticos na receita, é preciso usar um iogurte industrializado já pronto (odeio), um sachê de probióticos comprados em lojas de produtos naturais, que são caríssimos, ou kefir de água.

O que é o kefir

É uma cultura de bactérias e leveduras que se alimentam de líquidos açucarados (açúcar mascavo ou demerara). Eles se multiplicam loucamente e consomem esse açúcar. Ninguém sabe muito bem de onde surgiu o kefir, mas há relatos dizendo que pode ter sido no México ou no Tibet há séculos atrás. 

Os benefícios desses mini grãozinhos são muitos. O principal é que eles são probióticos naturais: equilibram a flora intestinal, melhoram a digestão dos alimentos e fortalecem o sistema imunológico. Para cultivá-los, é preciso trocar a água da cultura de bactérias todos os dias e alimentá-lo com açúcar. A quantidade varia de acordo com o tamanho da sua coletânea. Para saber exatamente como proceder, ninguém melhor que o seu doador pra informar. Você pode conseguir kefir com em grupos no Facebook da sua região, vizinhos ou pelo site Probióticos Brasil. Eles mandam pelo correio por um valor ou te ajudam a achar um doador. 

Eu não tenho kefir na minha casa. Já tomei muito, enjoei e agora só pego da minha mãe de vez em quando. Sim, sou mimada. 

Vamos à receita do iogurte então?

Eu resolvi fazer com leite de arroz. Ele é bem mais barato que o de coco, fácil de fazer e sustenta bastante. Já vi muita gente fazer com o arroz cru, deixado de molho, mas eu prefiro a versão cozida, acho que fica mais cremoso e com um gostinho mais discreto.

Receita original do leite de arroz, que custa R$ 0,90

1 xícara de arroz branco ou integral
3 xícaras de água para cozinhar o arroz
4 xícaras de água para bater no liquidificador e fazer o leite (na receita do iogurte vamos substituir essa água pela de kefir)

Como fazer

É só cozinhar o arroz com as 3 xícaras de água. Depois bater em duas etapas no liquidificador. O tempo de bater depende de quão grosso você quer o seu leite. Não deixa bater horrores porque vai ficar em ponto de mingau. É pra bater por menos de 1 minuto. Eu vou batendo e parando. Pronto. É só coar e já temos o leite pra beber, tomar com café, fazer molho branco.

O que fazer com o resíduo que sobrar

Pode misturar com 1 xícara de leite de coco, 1/2 xícara de melado de cana, canela a gosto e jogar na panela até endurecer. E temos um arroz doce delícia. Eu fiz o arroz doce, mas mudei de ideia no meio do caminho. Joguei o arroz doce no liquidificador, coloquei essa massa numa forma de pão e assei no forno por 35 minutos. Pronto! Temos um bolinho de arroz bem fininho e cremoso. 

Eu gosto do iogurte mais molinho, cremoso. Se você quiser BEM consistente, é só usar mais agar agar. 

Iogurte de manga com kefir

Para fazer o iogurte, vamos fazer o leite de arroz com a água do kefir, em vez de água filtrada. 

1 xícara de arroz branco ou integral (usei o branco)
3 xícaras de água filtrada pra cozinhar o arroz
1 litro de água do kefir
1 manga cortada em pedaços (ou outra fruta da sua preferência)
4 gramas de agar agar ou goma xantana

Como fazer

Cozinhar o arroz com a água filtrada. Depois de cozido, bater o arroz no liquidificador em duas etapas com a água de kefir. Coar. Separar o resíduo para fazer o arroz doce ou bolo. Separar metade do líquido do leite para voltar ao liquidificador e bater com a manga. E a outra metade vai pra panela ferver por 3 minutos com o agar agar. Depois de fervido, é só misturar as duas metades numa tigela e deixar fermentar por 4 horas. Depois, é só colocar na geladeira pra endurecer.  Pode colocar em potinhos pequenos, para porções individuais ou em uma tigela grande com tampa. 

Atenção: Você pode fazer mil adaptações ao seu gosto nesse receita. Pode colocar mais ou menos manga, pode usar outro leite vegetal em vez do arroz, pode acrescentar mais agar agar se quiser um iogurte BEM consistente ou não usar e fazer uma versão de iogurte líquido, pra beber. 

Sobre a agar agar: não compre a granel! Essas não costumam ser boas: tem gosto forte e não endurecem bem as receitas. Prefira as de pacotinho que vendem em lojas de produtos naturais.


3 comentários: