Catchup caseiro - R$ 4,79

13 de dezembro de 2017
Ganhei uns cinco quilos de batata inglesa sem venenos. Na verdade foi minha mãe quem ganhou do pai agricultor de uma paciente do hospital onde ela trabalha. A pessoa que me colocou no mundo é técnica de enfermagem na emergência do maior hospital público da Grande Florianópolis. Sim, também não sei como ela aguenta. Mas não só aguenta como adora e ainda ganha toneladas de presente toda semana! Como ela anda meio cansada pra cozinhar, mandou as batatinhas pra essa que vos fala. 

Então, nessa semana, virei a louca da batata. Tô me sentindo na Segunda Guerra Mundial onde as pessoas se enfiavam em esconderijos por meses e só viviam de batata. Aliás, essa é uma das razões pra gente respeitar esse tubérculo. Fico b-o-l-a-d-a quando alguém me conta que não come batata porque engorda! Foi ela que fez povos e mais povos sobreviverem a invernos estilo Winterfell (fãs de Game of Thrones entenderão) e várias guerras. Além de ser uma delícia! 

Enfim, eu precisava pensar no que fazer com as minhas batatinhas. Fiz elas fritas naquela máquina maravilhosa chamada air fryer, fiz assada com alecrim, fiz purê de batata com linhaça, fiz chips de casca de batata, fiz caldo verde e ainda sobrou mais de três quilos! Como tô com visitas em casa, resolvi investir de novo nos petiscos e, pra dar uma incrementada, pensei: vou inventar um catchup caseiro arrasador pra comer com essas belezinhas. Quer combinação melhor do que batata com esse molhinho vermelho adocicado?

Eu não sei se você já fez catchup em casa, mas eu nunca. E tô até agora com o queixo no chão porque a receita é a coisa mais fácil e deliciosa do universo inteiro! Sério! Por que as pessoas perdem tempo comprando esses molhos prontos? A maionese de abacate já tinha mudado a minha vida. Mas agora, com esse catchup junto, está feita a revolução!

A receita não é minha. Eu peguei do livro Ingredientes caseiros veganos. Lá, a autora sugere que usemos extrato de tomate e água. Como nunca achei um extrato de tomate decente no supermercado, sempre vejo muito conservante no rótulo, substituí por uma lata de tomate pelado e cortei a água da receita. E como eu estou enlouquecida pelo sabor defumado (todo dia eu quase coloco fogo na minha casa pra defumar alguma coisa), acrescentei uma colherzita de páprica defumada. É opcional, mas eu achei que dá um sabor delicioso. Esse é um tempero bem fácil de achar e bem barato: 10 gramas custam menos de R$ 3. 

Então é isso! Agora vou colocar catchup até no feijão! Me aguarde! Mas, sejamos sensatos porque vai bastante açúcar na receita. E onde tem açúcar tem aquela placa piscando com a palavra "moderação"!

Ah! Os motivos pra você deixar de comprar catchup pronto e fazer esse são vários:

→Esse não leva um único conservante, aromatizante ou realçador de sabor, ao contrário dos industrializados.

→ Esse não leva toneladas de açúcar. A gente sabe a quantidade que tá colocando.

→ Esse é muito mais barato!

→É muito mais saboroso! Inacreditável de tão bom!




Ingredientes
⠂1 lata de tomate pelado sem conservantes (400g)
⠂1/4 de xícara de vinagre de maçã
⠂1/4 de xícara de açúcar demerara
⠂2 colheres de chá de sal
⠂1 colher de café de páprica defumada (opcional)

Observação: se quiser a textura mais consistente, acrescenta um pedacinho de inhame cozido.

Com vocês, os ingredientes. 

Modo de fazer
Pulsa tudo no liquidificador. Não bate como se fosse um suco porque vai deixar o molho muito líquido! Bate pouquinho! 

Validade: coloque num vidro e deixe na geladeira. Dura cerca de 2 meses!

9 comentários:

  1. Q demais!! Vc tentou com outro açúcar também? Será que um mascava daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, acho melhor não tentar com mascavo porque ele costuma interferir na cor e no sabor! É mais forte! Mas se quiser arriscar, depois me avisa o que achou hehehe

      Excluir
  2. Será que dá para fazer com molho de tomates caseiro bem grossinho?? Que quantidade em "mls" indica?

    ResponderExcluir
  3. Que dá, dá, mas tem grandes chances de ser mais aguado, né? Difícil precisar em ml porque depende do quão grosso ficará o teu molho. Vai testando. Se ficar muito líquido, acrescenta mais tomate! Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Menina adorei mas mesmo batendo pouco fica muito liquido, mas com pedaços, se colocar inhame não dura muito mais que 1 semana. Será que tem alguma forma de engrossar...de repente utilizar um extrato ou molho caseiro, ou alguma outra técnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da última vez que fiz, coloquei um inhame cozido e durou 15 dias na geladeira! A acidez do vinagre e do tomate + o açucar, ajudam a conservar bastante. Qualquer coisa, faz metade da receita. Comida natural é assim, não tem como durar muito! Um beijo

      Excluir
  5. Oii, sera que posso colocar vinagre de limao ou muda muita coisa? Obg amei

    ResponderExcluir