Bolo de cacau com banana - R$ 7,82

18 de novembro de 2017
Vamos combinar uma coisa? Não vou dar conta dessa joça com tanta frequência. Resolvi ser mais sensata e assumir o compromisso de um post por semana! Acho que rola mais de um, mas é melhor não assumir essa bagaça pra não ficar chato com vocês, tá?

Agora no verão a minha demanda de trabalho deve aumentar. E vocês devem ficar felizes com isso porque significa que vou ter mais grana pra comprar comida e testar os paranauê aqui. Combinado? Vou postar uma receita ou dica todo sábado. Às vezes vai rolar mais posts, mas eu aviso nas redes sociais. Se você ainda não me segue no Instagram, corre lá! Eu cito algumas receitas que não entram no blog e algumas outras bobagens que talvez não acrescentem em nada na sua vida. Mas é isso. 

Hoje vamos falar de bolo! A coisas que mais me empolga a ir pra cozinha! Não faço um feijão empolgadona. Nem uma farofa. Faço porque gosto de comer essas coisas. Mas prazer mesmo, do tipo: "que vontade de fazer isso" é só com bolo! Amo! Acho mágico misturar umas coisinhas e, do nada, de repente, surge um bolo crescido. Lindo! Tudo que é assado pra mim é mais gostoso. 💙💙

Eu tenho uma dificuldade imensa de fazer bolos veganos. Porque a gente nasce sabendo que bolo leva ovo. É a base. Tirar o ovo do bolo é tipo Bochecha sem Claudinho. Mas acho que tá na hora de desconstruir essas coisas e explorar menos as pobres das galinhas. Partiu testar bolos sem ovo então. Pesquisei, gastei meu rim comprando livros, falei com pessoas, fucei blogs, acumulei umas informações e cheguei em resultados bem dignos. Que agora vou compartilhar com vocês.

Primeiro, a gente ouve falar que dá pra substituir o ovo pelo gel de linhaça. Mas não precisa. Aprendi isso testando. Bolo com linhaça costuma ficar gelatinoso. Ou sou eu também que não sei fazer o negócio. Pode ser. Mas encontrei outras receitas mais fáceis e d-e-l-i-c-i-o-s-a-s. Você jamais vai sentir falta do ovo.

A base de um bolo vegano digno é simples: farinha de trigo, água, açúcar, óleo e fermento. Mas as coisas com esse corpo ruivo não são tão simples. Pra mim bolo tem que ter fibra. Porque eu sou a louca do doce e fico fora de mim se a coisa não me dá saciedade. Bolo tem que ser integral pra encher meu bucho logo e parar de comer. Então eu vou te dar duas receitas maravilhosas de bolo. Uma básica de chocolate e uma com banana, pra não desperdiçar aquelas bonitas que tão quase estragando.

O bafo do dia é que me libertei do fermento royal! Sim! É possível! A combinação de bicarbonato de sódio com vinagre de maçã faz o bolo crescer da mesma forma que o fermento faria! Não é um sonho?

Vamos lá. Eu fiz essa receita duas vezes, de formas diferentes! Escolha a que for mais interessante pra você! Ó, antes que me perguntem! Não sei se rola uma versão sem glúten! Minha experiência com misturas de farinhas sem glúten pra bolos é péssima. Nunca deu muito certo! Como eu não sou celíaca, prefiro bolos com farinha integral por conta das fibras mesmo, que retardam a absorção do açúcar no sangue. Mas você pode testar e depois me avisar se deu certo!

Ah! Não esqueça de uma coisa! Sempre que for começar uma receita de bolo, já deixe o forno ligado! Precisa estar bem quente quando for colocar a massa!

E atenção: bolo é açúcar! Não se iluda! Nada de comer a fôrma inteira de uma vez!

#Fica a dica: Não use aquela farinha da marca Dona Benta. Eu acho muito ruim! Se puder pagar, prefira outras um pouco mais caras. Eu consigo comprar as farinhas orgânicas aqui em Floripa por R$ 6/kg. 

Receita 1 - Bolo de cacau básico

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara e 1/2 de água morna
3/4 de xícara de óleo
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher de fermento (ou 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre de maçã)

Como eu fiz
Misturei os secos primeiro e, em seguida, os líquidos. Mexi bem e coloquei a massa uma assadeira retangular untada com farinha. Assar por 45min a 200 graus.

E a maturidade de esperar esfriar? Aqui esse bolo não durou 2 dias! Família comeu compulsivamente. 

Receita 2 - bolo de cacau com banana

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo integral (ou metade de farinha integral e metade branca pra uma versão mais fofinha e areada)
1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 e 3/4 de xícara de água morna
3/4 de xícara de óleo de girassol
1/3 de xícara de cacau em pó
6 bananas pequenas maduras com casca
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre de maçã
canela a gosto

Como eu fiz
Se as suas bananas não forem orgânicas, tire as cascas e coloque todas de molho numa tigela com 1 litro de água filtrada e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Deixe lá por uns 15 minutos. Depois lave bem com água filtrada. 
No liquidificador, bati 3 bananas com casca, a água morna e o óleo. Enquanto isso, misturei todos os ingredientes secos numa tigela. Depois, acrescentei a massa do liquidificador. Por último, o bicarbonato e o vinagre de maçã, que vão fazer a função do fermento. Na forma redonda, daquelas com furo no meio, untei com óleo, salpiquei cacau e canela e coloquei rodelinhas de 3 bananas com casca e tudo. Por cima, despejei a massa do bolo. Assei por 55 minutos em fogo baixo. 

É isso!

Olha essa casquinha caramelizada em cima! É demais! Maturidade zero!

2 comentários:

  1. Fiz ontem, obriago pela receita ficooooooooou sensacional !
    E o melhor todos aqui em casa amaram <3, até o pessoal que vira a cara pra coisas mais natureba hahahaha Amando esse universo. Gratidão !

    ResponderExcluir