Coloca tempero nessa sua comida!

8 de novembro de 2017


A primeira dica que eu dou pra todo mundo que me pergunta: "como começar a ter uma alimentação mais saudável, Juliana?" é: largue qualquer tipo de tempero pronto! Liberte-se do caldo maggi e do sazon, pelo amor de todos os deuses! Esses negócios são feitos de toneladas de sal, conservantes, aromatizantes e glutamato monossódico. Coloca tudo no lixo, por favor, e vem comigo. 

Pra fazer esse post, eu tive que usar toda a minha capacidade jornalística de pesquisa, além de hooooras do meu tempo precioso. Então dê uma moral aí e manda o link pras suas tias, pros vizinhos... 

Vamos lá: 

Pra comer frio ou finalizar pratos

Salsinha: Não joge os talos da salsinha fora! Use pra dar sabor a caldos de legumes! Ela pode finalizar qualquer prato: risotos, massas, saladas, hambúrguer, bolinhos, tortas, cuscuz. Eu uso em tudo, principalmente em pastinhas pra comer com pão. Também dá um ótimo pesto. 

Cebolinha: na cozinha asiática, combina muito com tofu, cogumelos e forma uma ótima dupla com o gengibre. No Brasil, dá sabor a bolinhos de arroz, hambúrguer, saladas. Pode finalizar qualquer refogado. 

Manjericão: Ele tem duas almas gêmeas, o tomate e a berinjela. Também arrasa na maionese, vai muito bem com azeitona, no molho de tomate, é a estrela do molho pesto, não pode faltar nas brusquetas e dá um sabor incrível nas saladas. Tem dois parceiros de longa data: limão e azeite. 

Hortelã: É ótima tanto pra pratos doces como salgados. Nas sobremesas, combina mais com as geladas: sorvetes, sucos, tortas, pudins. Já nos salgados, forma uma casal apaixonante com a abobrinha, pepino, ervilhas e nozes. Vira um molho pesto inacreditável (hortelã + azeite + semente de girassol).

Pra comer quente (assado, grelhado, refogado)

Gengibre: Pode substituir o alho e a cebola em qualquer refogado. Combina muito bem com lentilha, abóbora, espinafre, feijão, acelga, quiabo e cenoura. Também pode dar um ar da graça nas receitas doces, como bolos, sorvetes e sucos. 

Curry: Pega leve no curry porque é forte! Combina com qualquer coisa com uma pegada indiana ou tailandesa. Faz um par sensacional com gengibre e o leite de côco. Dos vegetais, é ótimo pra dar uma animada na cenoura, abóbora, couve-flor e batatas. 

Alho: Eu tive uma fase de amor incondicional com o alho. E acho que exagerei tanto que hoje dou uma evitada. No feijão não dá pra faltar. O que eu costumo fazer é usar ele sozinho, sem cebola. Pra dar uma variada. Uso pra refogar qualquer vegetal, principalmente couve, brócolis, espinafre e ora pro nobis. Dica: não use o alho cru. É indigesto. Se for fazer alguma receita fria, como pasta de grão de bico, dê uma refogada ou assada no alho antes. Aliás, coloca o alho inteiro, com casca e tudo, no forno, um fio de azeite por cima e sal. Ele fica adocicado e surpreendente. 

Cebola: É igual ao alho. Dá pra refogar tudo nela. Não pode faltar no meu molho de tomate. Também pode garantir sabor sozinha pra uma sopa, pode ser assada no forno inteira com alecrim, e incrementar qualquer torta salgada ou legume refogado. Nas saladas, adoro a combinação: cebola roxa + beterraba + aceto balsâmico. Muita gente também acha a cebola crua indigesta! Então é bom dar uma fervida por 2 minutos antes. 

Alho poró: Pode ser o protagonista do risoto, pode dar um sabor extra pro arroz, purê de batatas e pra qualquer sopa. Vai bem com qualquer legume. 

Tomilho: Combina com alcaparra, pimentão, abobrinha, batatas e tomate. Eu sou fã incondicional do tomilho-limão. Tenho um vasinho dele aqui em casa e uso pra finalizar até o feijão. 

Orégano: Combina com cogumelos, pimentões, tomate, berinjela. Também adoro colocar nas sopas, tortas salgadas, lasanha e em qualquer tipo de molho. 

Alecrim: Tem que usar pouco porque ele rouba a cena! Só gosto de usar a versão fresca. O alecrim seco fica muito forte pro meu gosto. Combina muito bem batatas, chuchu, abóbora, feijão branco e  cebola. E confesso que sou viciada em tomar água com alecrim! Fica a dica. 

Sálvia: Combina muito bem com carboidratos em geral: abóbora,  batata, arroz, polenta, pães. Também pode dar o ar da graça em molhos pra massas e faz um bom par com azeitona. 

Coentro: Eu uso de duas formas. O grão, amassado no pilão, pra sopas e refogados asiáticos. Dica: dê uma tostadinha na frigideira quando tiver refogando o alho, cebola ou gengibre. Já o coentro fresco, tem cara de verão, Brasil e Ivete Sangalo, não? Não pode faltar na moqueca, no bobó, e dá um sabor incrível em pastinhas, cremes e maioneses. Também adoro colocar na salada, com abacate.  

Cúrcuma: Coloco em tudo que é refogado: arroz, feijão, legumes em geral. Ela é muito usada nos pratos asiáticos também e tem seus benefícios antiinflamatórios potencializados se for consumida junto com a pimenta do reino. Na minha cozinha, não tem nenhum bolinho assado ou torta que não leve cúrcuma. 

Pimenta do reino: O céu é o limite, né? Não tem nada que não combine com pimenta do reino. Eu só não uso quando esqueço. Dica importante: compre em grãos e moa na hora. A pimenta do reino em pó não tem graça nenhuma. 

Cominho: forma uma excelente dupla com a hortelã. Combina muito bem com feijão, lentilha, cogumelos, beterraba, chuchu, quiabo, berinjela, pimentões, leite de côco e é indispensável em recheios de tortas salgadas. Também prefiro comprar em grão, amassar num pilão na hora de usar e dar uma refogada logo no início da preparação, junto com o alho e a cebola.

Louro: Combina muito bem com as leguminosas: feijões, grão de bico e lentilha. Mas também pode aromatizar arroz, molho de tomate e caldo de legumes. 

2 comentários: