Pãezinhos de batata - R$ 2,12

24 de setembro de 2017
A receita de hoje muita gente já deve conhecer, mas vou te ensinar a fazer sem medidas. Você não precisa ser vegano pra fazer esses pãezinhos. Eles são uma forma de evitar que os tubérculos estraguem na geladeira. Você pode fazer com as sobras de abóbora, inhame, cará, qualquer batata e mandioca.. Vou testar em breve com milho e aviso se deu certo.

Esses dias aí sobrou batata doce do almoço e guardei lá na geladeira. Depois resolvi usá-la pra fazer esses pãezinhos que comemos pelo menos uma vez na semana aqui em casa. Por favor, varie as coisas que você come! Não dá pra comer a mesma coisa de segunda a segunda. É ruim pro teu paladar e pra tua saúde. 

Como saber as medidas exatas? 

É mais ou menos 1 xícara da batata pra 1 xícara de polvilho azedo. Pra essa quantidade, eu uso 3 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de água. Feita essa mistura, é só temperar. Coloco sempre algum tempero verde (salsinha ou cebolinha ou manjericão, hortelã...), orégano, pimenta do reino e sal. Para uma massa mais consistente e firme, acrescente 1/2 xícara de polvilho doce.

Às vezes coloco um pouco dos grãos de linhaça dourada ou aveia, por frescura mesmo. Aí é só assar no forno médio por uns 25min. Depende de cada forno. Vai olhando. Tem que ficar com a casquinha durinha e molinho por dentro, na textura do pão de queijo tradicional mesmo.

Esses aí são feitos de sobras de batata doce assada, salsinha, orégano, polvilho, azeite e sal. E eu gosto assim bem torradinho.


Se você tiver feito a batata doce cozida na água, por exemplo, talvez você precise de menos água na receita. O importante é que no final a massa não fique grudenta, nem muito dura, nem muito mole. Ela precisa estar na consistência de uma massinha de modelar, daquelas que você brincava no colégio. 

Se quiser impressionar aquele seu amigo que vive a base de bacon, faz com batata baroa/mandioquinha. É o melhor, disparado!!! Fiz no aniversário do meu pai do ano passado e foi o sucesso da festa! As pessoas que não tão acostumadas com essas comidas "naturebas"comeram como se fosse um elixir da juventude e remédio pra todos os males. Dei muita risada! rs

Esses pãezinhos são ótimos pro café da manhã, aniversários, lanches da tarde. A Tia Nádia até come de janta na casa dela. Eu sempre faço em maior quantidade e congelo. Aí coloco pra assar de manhã cedo enquanto tomo banho, essas coisas. 

Agora, se você é como o meu amigo André, que ficou mais velho ontem, inclusive (parabéns, teamo), e não consegue fazer nem miojo sem receita, aí vai ela certinha: 

Ingredientes - rende 20 pãezinhos pequenos
⠂1 xícara de qualquer batata, mandioca, inhame ou abóbora amassados com um garfo
⠂1 xícara de polvilho azedo
⠂1/2 xícara de polvilho doce (opcional, para uma massa mais consistente)
⠂70ml de azeite ou outra gordura
⠂40ml de água filtrada 
⠂sal a gosto
⠂temperos a gosto (salsinha, manjericão, orégano...)

Atenção: você também pode acrescentar um pouquinho (cerca de 2 colheres de sopa) de grãos de linhaça, gergelim, chia, aveia...

Como fazer
Já deixa o forno ligado por uns 10 minutos antes de começar tudo. Mistura tudo numa tigela, faz bolinhas com a mão e põe pra assar numa assadeira untada no forno médio por 25 minutos.

Observação: outra combinação que amo é de mandioca com alecrim! Experimenta pra ver a maravilha que é.

Um comentário:

  1. Adorei a receita, já vou fazer. Parabéns pelo blog e Instagram.

    ResponderExcluir