Croquete sem glúten - R$ 2,40

16 de setembro de 2017
Ah! Deixa eu avisar uma coisa antes de mais nada. Tô tentando postar coisas novas sempre às terças, quintas e sábados, ok? Vou reservar o instagram pra dicas de saúde e de preparo das receitas e a página do facebook pra compartilhar os posts e algumas reportagens sobre alimentação saudável.

Agora vamos lá.

A galera mais abastada, quando tá tomando uma cervejinha, come arancini de filé mignon frito no azeite trufado. Eu como coisas como croquete de soja assado no forno mesmo. E a única farinha que coloco no croquete é a de linhaça pra empanar. Ou seja, essa receita vai fazer a felicidade da galera que não pode ou não quer comer glúten. 

Odeio soja, mas às vezes dou uma chance pra ela quando vejo o preço no supermercado. É a fonte de proteína mais barata do mundo. É transgênica? É. Por isso, como pouquíssimo. Mas o milho também é tudo transgênico e eu não fico sem pipoca. Infelizmente, as coisas orgânicas e não-transgênicas são de difícil acesso, não encontro em tudo que é canto ou é muito caro. Vou falar mais sobre isso em outro post, em breve.

O segredo pra fazer a proteína de soja ficar boa é tempêêêêêro, já dizia o chef Jacquin do Masterchef. Eu deixo a proteína de soja de molho  num pote com mil temperos de um dia pro outro e depois refogo numa panela como se fosse carne moída mesmo.

A receita rendeu 6 croquetinhos pra mim. Mas se você não for exagerado, como eu, talvez renda o dobro. 

Sim, eu sei que sou péssima pra moldar as coisas. Tudo fica muito rústico rs. Mas não tenho tempo pra ficar 2h acariciando a massa! Me perdoem! rs


Ingredientes da marinada da soja
Pra essa receita do croquete, deixei 2 xícaras de proteína de soja marinando na geladeira num pote com: 
2 colheres de sopa de gengibre ralado
sal (ou molho shoyo)
suco de 3 limões espremidos
orégano a gosto
muita salsinha 
1 dente de alho
pimenta do reino
1 xícara de água pra hidratá-la

Ingredientes do bolinho - R$ 2,40 - Rende 6 croquetes
2 xícaras de batata inglesa ou outra raiz cozida
toneladas de cheiro verde (usei toneladas de cebolinha)
2 dentes de alho
1 cebola
1 colherzinha de café de mostarda
1 tomate
Azeite pra refogar
Farinha de linhaça pra empanar (usei mais ou menos 1/3 de xícara)

Como eu fiz
Refogei a cebola e o alho no azeite. Depois joguei a soja na panela e mexi bem. Acrescentei o tomate, e deixei tudo ali pegando um gostinho por uns 5 minutos. Enquanto isso, as batatas já tavam cozinhando. Desliguei a soja, acrescentei o cheiro verde picado e a mostarda e acertei o sal. Coloquei as batatas com casca e tudo numa tigela, amassei com um garfo e joguei o refogado da soja. Amassei bem essa massa com as mãos, fiz rolinhos e empanei na farinha de linhaça. Coloquei numa assadeira untada no forno (já pré-aquecido) por 35 minutos. Você pode fritá-los obviamente. Fica a seu critério.

Agora não esquece de pegar leve na cerveja ou na caipirinha! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário