Bolachinhas de sobras - R$ 5,90

7 de setembro de 2017
Minha mãe veio me visitar no fim de semana passado e isso significa estoque de comida pra três guerras mundiais. Depois ela vai embora e fica tudo apenas pra nós dois, moradores do recinto. A gente começa, então, uma espécie de olimpíada, ou prova do líder do Big Brother, pra não jogar comida fora. É corrida contra o tempo mesmo: fazer torta com 30 ingredientes, feijão com 10 legumes, comer dois quilos de salada em cada refeição e congelar a outra metade de tudo que sobrou, pra não desperdiçar comida. 

A receita de hoje foi feita nesse esquema de usar tudo o que tinha na geladeira o mais rápido possível, depois que a dona Neide Aparecida foi embora. Tinha resíduo do leite de coco, que eu fiz pro meu pai tomar com café. Ele resolveu não tomar mais leite de vaca porque andou lendo uns livros aí. E tinha goiabada, que eu não sou muito fã, mas tinha na geladeira, então tem que comer. 

Peguei um livro da minha musa Bela Gil, o primeiro, e achei uma receita de cookie de geleia de morango. Substituí a geleia de morango pela goiabada e uma das xícaras de farinha de aveia por resíduo do côco. Deu tudo certo!!!! 

Rendeu 10 bolachinhas grandinhas. Era pra custar bem menos do que R$ 5,90. Mas, eu usei o resíduo do coco seco, que tá custando o olho da cara, e o melado de cana também costuma ser bem mais caro do que açúcar mascavo. 

Tá vendo essa crosta embaixo da bolachinha? É porque deixei a minha massa muito úmida. Devia ter torrado o resíduo do leite de côco no forno. Mas ficou uma delícia. 

→Essa é mais uma receita doce com uma dose generosa de fibras. Vai te alimentar, dar saciedade e o açúcar vai ser absorvido lentamente. Mas isso não significa que você pode comer a fôrma inteira de uma vez. 
→É uma boa ideia pra levar de lanche, pra comer no fim da tarde com um café, ou pras crianças levarem pra escola. 

Ingredientes das bolachinhas de coco com goiabada
1 xícara de farinha de aveia (se não tiver, é só bater os grãos de aveia no liquidificador pra fazer a farinha)
1 xícara de resíduo do leite de coco ou coco ralado ou outra xícara de farinha de aveia
2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada
1 pitada de sal
3 colheres de melado de cana ou açúcar mascavo (se usar açúcar, vai ter que colocar um pouquinho de água na massa, pra dar liga)
2 colheres de óleo (usei de soja orgânico)
1 colher de azeite de oliva
3 colheres de goiabada 

Como eu fiz
Eu tava morrendo de pressa porque tinha que entregar umas coisas e acabei não torrando o resíduo do leite de côco no forno, pra dar uma secada nele. Isso fez com que a minha massa ficasse muito úmida e, na hora de assar, ela se esparramou um pouco pela fôrma e criou umas casquinhas na borda (uma delícia essas casquinhas, aliás). 

Como você deve fazer
Ligue o forno antes de qualquer coisa. 
Misture o melado (ou açúcar), a linhaça, o óleo e o azeite primeiro e mexa bem. 
Depois vá acrescentando os ingredientes secos (coco, farinha de aveia e a pitada de sal). E misture tudo. Pega a massa na mão e vê se ela tá muito seca, veja se dá pra fazer as bolinhas. Se tiver, acrescenta um tiquinho de água.
Quando tiver ok, faça pequenas bolinhas achatadas com as mãos e coloque todas elas numa fôrma untada. 
Faça um furinho superficial em cada uma e nesse espaço acrescente a goiabada. 
Agora é só assar a 200 graus por 25min. 
Depois de assadas, deixe as bonitonas esfriando por uns 15 minutos antes de sair comendo. Esse período faz com que a bolachinha fique mais crocante. 

Eu sei que deveria ter me empenhado mais ao moldar o formato das bolachinhas. Mas tenho muita preguiça. 

3 comentários:

  1. "Eu sei que deveria ter me empenhado mais ao moldar o formato das bolachinhas. Mas tenho muita preguiça. "
    Ju, te amo! E a sua sinceridade também.
    Beijos, prima!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Aqui e em outras receitas, você cita o leite de coco, mas não achei o tutorial específico do dito cujo! E tenho certeza que vc postou no instagram outro dia pq eu até respondi seu stories perguntando sobre o coco, mas não dei print... Enfim, me arrisquei a fazer ontem e achei muito aguado... Sou iniciante nos leites vegetais.
    Então estou precisando de 2 dicas, se vc puder:
    - como fazer o leite de coco
    - o procedimento de secar o resíduo

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mariana, tudo bem? Basta bater 1 xícara de coco ralado fresco ou coco ralado comprado a granel sem açúcar com 4 xícaras de água. Depois de bater bem, é só coar. Para secar o resíduo basta espalhá-lo numa assadeira e deixar por uns minutinhos no forno.

    Um beijo.

    ResponderExcluir