Torta de beterraba - R$ 6,70

21 de outubro de 2017
O meu tipo de comida é tudo o que vai no forno. Isso é péssimo porque gasto cerca de R$ 80 de gás por mês, mas tem suas vantagens pois eu quase não como fora. Então acaba valendo a pena.

Ontem a fiz a coisa mais inteligente que poderia ter feito numa segunda-feira, quando eu já tinha acordado mais tarde do que deveria e estava com mil tarefas acumuladas. Se você não me conhece, vou fazer um drama aqui. Eu sou jornalista, sim, pode fazer a cara de pena, eu te entendo. Trabalho como freelancer, faço de tudo um pouco e recentemente tenho trabalhado mais como repórter de gastronomia. Não, eu não saio comendo de graça por aí, só às vezes, infelizmente. Como todo jornalista, menos o William Bonner, precisa inventar a roda pra não passar fome, tive a brilhante ideia de começar uma segunda faculdade. Entrei em Letras Português porque sempre quis fazer, mas nunca assumi. Então eu tô nessa de ter que entregar mil trabalhos, ler 63 livros por semana e ter que pagar contas. Pra ficar mais interessante, ainda inventei esse blog, que pretendo tornar um projeto social em breve.





Sim, eu sei que tô usando beterraba em tudo e já tá chato. Vou dar uma segurada, prometo

Como eu tava contando antes, ontem acordei enroladíssima e resolvi que queria comer uma torta salgada quentinha e colorida. Fiz a massa, pus pra assar, fiz o recheio, fatiei os legumes pra por por cima, coloquei de volta no forno e comi tudo com feijão e rúcula. Tudo isso demorou mais ou menos uma hora. Então não faça como eu, deixa essa receita pros dias mais calmos, tipo fim de semana, ou quando quiser impressionar algum amigo que só come hambúrguer congelado.

Detalhe importante: Eu não sou formada em gastronomia. Não sei os truques todos, e acredito que deve ter mil paranauês pra fazer uma torta perfeita. Minha ideia aqui é fazer coisas bem ao estilo caseiro mesmo pra todo mundo ver que é possível. Nessa receita, eu usei a beterraba, mas dá pra fazer com brócolis, cogumelos, cenoura, vagem, ou um mix de muitos legumes. Só não pode ser algo que solte muita água, como abobrinha.

Ingredientes

Massa
2 xícaras e 1/2 de farinha de aveia (se não tem a farinha, é só bater a aveia no liquidificador)
1/4 de xícara de óleo ou azeite
1/4 de xícara de água
sal a gosto
1 pitada de açafrão pra massa não ficar desbotada
1 pingo de óleo pra untar a forma

Recheio
3 batatas inglesas pequenas cozidas na água (pode ser qualquer batata, mandioca ou inhame) 
um pouco da água do cozimento das batatas
1 colher de sopa polvilho azedo (vai dar uma consistência de requeijão)
1 alho
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto
orégano a gosto
pimenta do reino a gosto

Cobertura
2 beterrabas fatiadas no mandolim (ou corta normal BEM fino com muito cuidado e paciência)
1 cebola roxa pequena
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Como eu fiz
Tudo que vai no forno começa da mesma forma. Liga o forno antes de começar tudo! Comecei pela massa. Misturei tudo numa tigela e já coloquei a massa na fôrma untada. Tem que untar com óleo pra não grudar. Aperta bem a massa pra ficar bem fininha e alta, assim as laterais ficam bem crocantes. Coloquei pra assar por 15 minutos. Enquanto isso coloquei as batatas do recheio pra cozinhar, fatiei a beterraba e cortei a cebola roxa em rodelas. Assim que a batata estiver cozida, é só bater no liquidificador todos os ingredientes do recheio. Atenção máxima aqui: tem que ficar um purê bem grosso. Se ficar líquido, na hora de cortar pra comer, vai esparramar por tudo. Na água que sobrou das batatas, dei uma fervida de 1 minuto pra amolecer um pouco as rodelas das beterrabadas. Depois é só tirar a fôrma com a massa pré-cozida do forno, jogar o recheio, e colocar as camadas de beterraba por cima. Eu coloquei uma camada de beterraba, depois a cebola em rodelas por cima, sal e pimenta e em seguida mais uma camada de beterraba. Aí é só devolver no forno por mais uns 20 minutos. 

As beterrabas da última cama deram uma murchada e ficaram bem sequinhas. Uma delícia. Prometo!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Julia, que bom que gostou! Seja bem-vinda e traga as tuas contribuições! Um beijo.

      Excluir
  2. Também to gostando demais, das receitas, de seu jeito de se expressar com simplicidade e alegria e da mensagem! Gratidão pelas partilhas!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Só uma dúvida: não vai nadica de beterraba no recheio? Só batata mesmo?

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gata. Nadica de nada! Mas óbvio que você pode colocar se quiser. Vai virar uma torta toda rosa! hahaha

      Excluir