Bolo de côco molhadinho - R$ 7,85

24 de agosto de 2017
O segredo desse bolo é furar bastante a massa com um garfo, pra cobertura entrar sem piedade e deixá-lo bem molhadinho.

Se eu fosse uma profissional da gastronomia um dia, seria boleira, sem dúvida. É a coisa que mais gosto de fazer na cozinha. Pena que a Nossa Senhora da Alimentação Saudável não permite que a gente almoce e jante bolo. 

Eu tenho uma amiga, dessas de verdade, para além do Instagram, que tá passando por uma fase terrível, dessas que a gente fica questionando a própria existência, entende? Aconteceram algumas coisas na vida dela e eu queria estar ali do lado. Mas tô a oceanos de distância. Ontem eu fiquei pensando muito nela, em tudo o que tá rolando, nas coisas que a gente já viveu juntas, e resolvi que iria fazer uma receita com a cara dela, com técnicas que ela mesma me ensinou na cozinha e colocaria todo o amor que eu conseguisse ali dentro, pra ver se ele chega até lá. Assim, nasceu o bolo de côco molhadinho mais amado do mundo.

Esse negócio de bolo molhadinho foi a Fê quem me ensinou. Ela é dessas de fazer bolos inesquecíveis, mas geralmente caprichados no leite condensado (também queria dizer que ela deveria parar com a coca light, mas talvez eu apanhe por sedex). 

Então eu peguei algumas coisas que ela me ensinou e adaptei pra ficar mais saudável. A dica dela é importante pra essa receita: pra ficar molhadinho tem que colocar a cobertura em cima do bolo já frio e correr pra geladeira. Se colocar no bolo quente ou não colocar na geladeira em seguida, vai ficar tudo melado e grudento. 

A foto está péssima porque não me aguentei muito tempo e já comecei a comer. Perdão!!

#FICA A DICA
É importante que doces, como os bolos, ou os carboidratos em geral tenham fibras! 
As fibras da farinha de trigo integral e do côco ralado dessa receita vão ajudar a retardar a absorção do açúcar no sangue, além de aumentar a saciedade. Farei um post sobre isso em breve! 

Ingredientes pro bolo

Massa
2 xícaras de farinha de trigo integral orgânica (se você usar a não orgânica, a receita deve ficar ainda mais barata. Para os celíacos, não sei se rola de fazer com aquela mistura de farinha sem glúten. Esse bolo já é bem frágil e mais sequinho. Testem e me avisem!)
1 xícara de côco ralado sem açúcar ou 1 xícara do resíduo do leite de côco
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de farinha de linhaça hidratada em 6 colheres de água morna ou 2 ovos.
1/3 de xícara de óleo (usei de girassol)
1 xícara de leite de aveia (receita aqui) ou outro leite que tenha o gosto mais neutro
1 colher de sopa de fermento em pó
uma pitada de sal

Cobertura
1 xícara de côco ralado
3 colheres de sopa de melado de cana ou açúcar mascavo
1 xícara de leite de aveia ou outro leite que tenha gosto mais neutro.
Pedaços de côco pra decorar. 

Como eu fiz
Deixei o forno aquecendo a 280 graus por uns 15 minutos. Bati a linhaça hidratada na água (deixei hidratante por uns 10minutos) no liquidificador com o óleo, o leite de aveia e o açúcar. Depois despejei esse líquido numa tigela com o resto dos ingredientes secos. Misturei tudo e coloquei a massa numa forma redonda untada. A massa fica mais sólida do que líquida! Assei por 50 minutos a 200 graus. O bolo fica frágil e não cresce muito. Não se desespere. Depois de pronto, deixei esfriando e depois de uns 20 minutos é que comecei a fazer a cobertura. Misturei todos os ingredientes numa panela e esperei ferver por uns 5 minutos. Fiz vários furos no bolo com o garfo, pra cobertura entrar bem e deixá-lo molhadinho. Coloquei a cobertura por cima do bolo e já o levei pra geladeira. Não pode economizar na cobertura porque o bolo sozinho vai ficar um pouco seco e sem graça. Pronto! Tem que guardar sempre na geladeira depois de comer ou vai estragar muito rápido. 


Pergunta se eu deixei a cobertura gelar? Fui obrigada a provar um pedacinho antes.

2 comentários:

  1. Hummm que delícia, e agora como faz que fiquei com vontade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que no teu caso doce precisa ter nutella pra ser bom, mas dá uma chance pra esse bolinho também! Vai lá e faz, gata! Depois me conta o que achou! beijocas

      Excluir